Autenticação

Imagem aleatória

vulcao_4.JPG

Criar mapas usando a opção "Os meus mapas" em Google Maps

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Criar os seus próprios mapas nunca foi tão simples.

Com "Os meus mapas", pode marcar posições, caminhos e regiões de interesse em mapas personalizados e partilhar os mesmos com diversas pessoas. Pode também acrescentar textos descritivos, englobar fotos e vídeos e ver os seus mapas no Google Earth.

Veja este pequeno vídeo (em inglês) para ver o tipo de coisas que pode conseguir com o Maps.Google. Obtenha aqui algumas ideias.


 

Poderá por exemplo planear um evento como uma visita de estudo, saída de campo, seminário, congresso, etc.,. Gerar um mapa da localização da Escola, ou local de interesse.

Este tutorial guiá-lo-à através da produção de um mapa que que servirá para organizar um dia de limpeza a uma praia, possibilitando aos intervenientes conhecer a localização da praia, a hora de início da actividade, as tarefas a executar, bem como os locais de estacionamento das viaturas e de alimentação. Acabaremos com um mapa assim:

 

tutorial

 


Queremos que o mapa nos assinale os seguintes itens: o ponto de encontro, o caminho que as equipas têm que percorrer, o ponto de encontro final e o local onde todos os elementos poderão fazer um picnic. Faça as modificações que achar mais convenientes.

 

Prerequisitos:

  • Não necessita de utilizar nehum tipo de linha de comando de programação!
  • Para criar um mapa usando"My Maps", necessitará de activar a sua conta no "Google Account". Se ainda não tiver uma conta, poderá fazê-lo aqui. (é livre e gratuita)

 

Para começar!

  1. Vá até ao Google Maps.
  2. Active a conta no "Google Account" - se o não tiver feito ainda utilize o link para o efeito no canto superior direito.
  3. Clique em "Os meus mapas". Verá uma página em branco com o aspecto similar a este:

 

tutorial

 

  1. Clique em Criar um novo mapa.
  2. Adicione um título e uma descrição para o seu mapa.Poderá optar entre tornar o mapa "público" ou "não listado" clicando no botão de selecção que aparece no fundo da página do lado esquerdo. Neste exemplo o mapa será público para permitir a sua visualização nas pesquisas.

 

 

  1. Clicar em Guardar.
  2. Façamos um zoom até encontrarmos a praia da Póvoa de Varzim. Para isso poderemos pesquisar a localização da mesma colocando o nome da localidade na caixa de pesquisa e depois fazendo um zoom e deslocando a carta até termos a praia da Póvoa de Varzim enquadrada. Após essa operação clique em "Os meus mapas" para retornar ao seu mapa.

tutorial

  1. Alterando para a visão "Satélite"(um dos 4 botões que se encontram na parte superior do mapa), poderemos visualizar a imagem aérea bem como as informações dos arruamentos.
tutorial


2. Agora adicionemos os "indicadores de localização", linhas de percurso e formas geométricas. Certifique-se que está validada uma marca (um "v" a verde) sobre "limpeza da praia da Póvoa de Varzim" na coluna do lado esquerdo em cima; esse é o mapa que vamos editar.

 

Adicionar indicadores de localização: vamos marcar os pontos de encontro para os grupos de trabalho.

  1. Clicar em no topo esquerdo do seu mapa. O seu cursor deverá agora ter mudado para um ícone com "X" como uma mira. A mira indica o local que pretendemos assinalar.

marca colocar no mapa

2. Vamos inicialmente marcar o ponto de encontro e de início das actividades de limpeza da praia. Mova o cursor para a localização apropriada.

3. Clique com o botão do rato quando estiver com a mira em cima do local pretendido. Deverá o marcador balançar para cima do local. Se pretender desmarcar o ponto que assinalou, carregue na tecla "Esc" do seu computador.

4. Adcione um título e uma descrição.

 

tutorial
 
5. Poderá alterar o aspecto do indicador de localização, clicando em cima do ícone que aparece dentro da janela de informação.


  1. Clicar OK para gravar os seus indicadores de localização.
  2. Adicione agora outro indicador de localização para o ponto final das actividades. Este é o aspecto do mapa depois de ter colocado os dois indicadores de localização.
tutorial



Notas:
  • Para mover qualquer um dos indicadores de localização do seu mapa,clique com o botão esquerdo do rato sobre ele e sem largar arraste-o para a nova localização.
  • Para editar o título ou a descrição do indicador de localização, clique no mesmo para abrir a janela de informação. Depois da edição e modificações clicar no OK.

 

Adiccionado linhas, para mostrar os itinerários a percorrer!

  1. Clicar em  . No seu cursor aparece com a seguinte configuração:
simbolo Google Maps

  1. Primeiro vamos mostrar o itinerário que a Equipa A (a azul) vai percorrer. Mova o cursor para a localização apropriada e clique para iniciar o desenho da linha. Se quiser anular a linha clique na tecla "Esc" do seu computador.
  2. Clicar com o botão do rato em cada um dos pontos da linha que corresponde ao itinerário a percorrer
  3. Para finalizar a linha faça duplo clique no último ponto.
  4. Adicione um título e uma descrição.
tutorial

5. Pode também mudar a cor, transparência e espessura da linha clicando na janela de informação aberta em cima da linha que aparece no canto superior direito.totorial
6. Clicar em OK para gravar a sua linha.
7. Adicione outra linha para a Equipa B (a vermelho). Não se esqueça de mudar a cor da linha para vermelho. Este será o aspecto após a colocação dos dois percursos.

tutorial


Notas:
  • Para mover a linha no seu mapa, coloque o ponteiro do rato sobre a linha parafazer aparecer os pontos do percurso. Clique sobre os mesmos e sem largar o botão do rato arraste-os para a posição desejada.
  • Para apagar um ponto da sua linha, coloque o cursor do rato sobre o ponto e clicando com o botão direito seleccione "Eliminar este ponto". O ponto desaparece, mas a linha mantém-se.
  • Para adicionar um ponto sobre a linha, proceda do mesmo modo que anteriormente seleccionando "Adicionar um ponto".
  • Para editar um título ou descrição da linha, clique sobre a mesma para abrir a janela de informação. Edite o título ou descrição e no final clique em OK.

 

Adicionar áreas: mostrar a área do picnic ou do parque de estacionamento!

  1. Clique em  . O seu cursor terá o seguinte aspecto:
simbolo Google Maps

2. Pode agora desenhar a área onde ocorrerá o picnic. Mova o cursor para o local apropriado e clique para iniciar o desenho da forma. Se desejar apagar a área que desenhou clique na tecla "Esc" do seu computador.
3. Clique com o rato em cada um dos pontos limites da área a definir.
4. Para finalizar o desenho dê um duplo clique no último ou no primeiro ponto para fechar a forma.
5. Adicione um título e uma descrição.
6. Pode também mudar a cor e transparência da área do desenho clicando no quadrado colorido que se encontra no topo direito da janela de informações aberta.
7. Clique em OK para gravar a sua área.
tutorial
 
8. Continue e crie outra área que corresponderá ao local de estacionamento prioritário. Este será o aspecto do mapa após a criação das duas áreas.
tutorial


Notas:
  • Para mover uma área dentro do mapa, terá que colocar o ponteiro do rato dentro da área pretendida para que os diversos pontos apareçam seleccionados. Clique em cada um deles e arraste-os para os movimentar.
  • Para apagar um ponto da sua área, clique com o botão direito do rato sobre o mesmo seleccionado "Apagar este ponto".
  • Para adicionar um ponto clique com o botão direito do rato no limite externo da área, no sítio onde pretende acrescentar o mesmo e seleccione"Adicionar um ponto"
  • Para editar o título ou a descrição, clique no interior da área para fazer aparecer a jenela de informações. Edite as mesmas e no final clique em OK.

E está então finalizado o mapa. Certifique-se que no fim o mapa foi gravado.

 

tutorial

 

Verifique aqui o nosso mapa final.

Após a construção do seu mapa pode retornar ao mesmo sempre que quiser. Para isso vá ao Google Maps e clique em "Os meus mapas". Terá que estar previamente com a sessão iniciada (clicar em "Iniciar sessão" no topo direito da página)

 

Partilhar os mapas

1. Para partilhar os mapas com outras pessoas, clique em "Hiperligação para esta página" (topo direito)

 

tutorial

 

2. Tem agora duas opções: pode enviar o link para o mapa através de email ou mensagem instantânea (por exemplo Messenger); para isso bastará fazer "copiar" o endereço que já está pré seleccionado e depois fazer "colar" dentro da caixa de escrita de mensagens, ou então utilizar o conteúdo que está na caixa "Colar HTML para incorporar no Web site", para colocar o seu conteúdo no formato html no seu site ou da Escola ou organização.


 tutorial

 3. Para enviar então por email bastará copiar o conteúdo que está iluminado e colá-lo no texto de email

tutorial

4. Os participantes na limpeza terão agora acesso ao mapa, podendo planear melhor esta actividade.

Leia mais acerca do My Maps, tal como adicionar fotos e formatar o seu texto (em inglês)

 

Confira o seu mapa no Google Earth! (Opcional)

O Google Earth oferece experiências Web enriquecedoras, incluindo visão de terreno em 3D terreno e a possibilidade de visualizar vários conteúdos em camadas. Se quiser visualizar o seu mapa no Google Earth esta secção elucidá-lo-à. 

Para fazer o download da última versão do Google Earth (se ainda a não tiver instalada) clique aqui.

 

Gravar o seu mapa com a extensão KML e visualizá-lo no Google Earth
  1. Abra o seu mapa finalizado anteriormente.
  2. Clicar em "Ver no Google Earth" no topo do lado direito, por cima do mapa.
tutorial

Na janela que se abre:
tutorial

3.Seleccionar "Gravar Ficheiro" e clique em Ok. (verifique o destino da gravação)
4.Possui agora um ficheiro KML no seu computador, do seu mapa gravado. Pode agora enviar por email este ficheiro aos participantes nas actividades, ou coloque-o num site da sua Escola ou organização, para que qualquer um possa fazer o download do mesmo.
5.Para o visualizar faça duplo clique sobre o ficheiro KML que ficou gravado no seu computador(ver ponto 3). Verá que o nome do ficheiro aparece agora nos "locais temporários" da aba "Locais" do Google Earth.
 
faça aqui o download do ficheiro produzido neste tutorial


tutorial
 
6. Para fazer um zoom até à área geográfica relevante, simplesmente faça duplo clique em "limpeza praia Póvoa de Varzim" na aba "Locais" do Google Earth.


tutorial

7. Se quiser ter acesso a este ficheiro (limpeza praia da Póvoa de Varzim) sempre que quiser, sem necessitar de estar novamente a abrir o ficheiro KML, deverá proceder do seguinte modo. Mover o nome do ficheiro que aparece na aba "Locais temporários" arrastando-o para "Os meus locais" que se localizam no topo da aba "Lugares". Este procedimento retira o ficheiro da pasta dos temporários, que se apagam à saída do programa e coloca-o na pasta dos ficheiros permanentes.
 
tutorial


8. Não se esqueça de verificar a utilidade da visão em 3D terreno utilizando a inclinação deslizante na parte superior do controle de navegação, localizado no canto superior direito do Google Earth.
 
tutorial

9. Finalmente, use o Painel de "Camadas" para validar alguma informação, como por exemplo o "Panoramio" que se encontra em "Rede geográfica". O Panoramio oferece uma enorme quantidade de fotos disponibilizadas pelos utilizadores do referido site. Neste caso servirá para mostrar algumas fotos do local aos participantes na actividade.
 
tutorial

 

ver o tutorial original em inglês