Autenticação

Imagem aleatória

vulcao_3.JPG

Como destacar elementos em apresentações do PowerPoint?

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

texto incluído no blog Colaborativo.org

"Algumas vezes, quando estamos fazendo uma apresentação com gráficos ou fotografias, podemos precisar destacar uma determinada área, para explicar um conceito ou assunto relacionado com aquela parte da imagem. Isso acontece com muita freqüência nas minhas aulas, principalmente quando o assunto envolve a apresentação de infográficos ou diagramas. Hoje vou mostrar um tutorial sobre o PowerPoint, que mostra de maneira rápida e fácil uma técnica para destacar essas áreas em apresentações. Apesar de o tutorial estar disponível em inglês, seguindo os passos do vídeo é possível conseguir o efeito sem maiores problemas."

 

No vídeo o autor usa o PowerPoint 2007.

Como funciona o processo? No tutorial o autor faz o seguinte, ele identifica a área que precisa ser destacada. Depois é necessário adicionar um objeto que deve servir como máscara para o efeito. Esse tipo de efeito de mascara consiste na criação de um objeto vazado, que é posicionado exatamente sobre o elemento de estaque.

Assim que o elemento estiver posicionado, será necessário fazer uma série de ajustes para que o mesmo fique na posição correta. Isso é fácil de fazer, use as alças de edição do PowerPoint, os pequenos pontos localizados nas bordas do gráfico. É muito importante para o efeito que a área vazada esteja posicionada sobre a parte do gráfico que deve receber o destaque.

O próximo passo é aplicar um efeito nas bordas, que é chamado no PowerPoint em português de “Bordas Suaves”, para o meu efeito aqui sempre uso valores próximos de 5 para a suavização.

Pronto! Está quase tudo configurado, agora você precisa apenas adicionar transparência ao elemento, para que o resto da imagem ou infográfico não desapareça. Assim que estiver com a transparência configurada, adicione uma animação suave, para o gráfico apareça apenas no momento em que a sua apresentação abordar aquele assunto.

Aproveite que estamos chegando ao período de férias no meio do ano, para fazer uma revisão nas suas aulas, reformule os seus slides adicionando esses recursos visuais para deixar as suas apresentações mais interessantes visualmente.

Se as suas apresentações forem realizadas em ambiente empresarial, garanto que os seus colegas e seu chefe devem gostar do efeito também!